O mais importante no momento de formular uma pergunta é saber qual informação se quer obter. Muitos entrevistadores descobrem que é muito útil escrever em primeiro lugar qual é a informação que desejam obter, antes de decidir como redigir as perguntas.
Em geral, uma pergunta deve ser formulada da forma mais simples e clara possível. Trata-se de fazer perguntas o mais concisas possível e que todos entendam da mesma forma.
Por exemplo, uma pergunta como "Se as eleições gerais fossem hoje, a quem votarias?" é melhor que "Quem elegerias?", porque esta última pode ser interpretada de diferentes formas (quem lhe agrada mais, por exemplo). Da mesma forma "Assumindo a hipótese de que as eleições gerais ocorressem hoje, a quem outorgarias seu voto?" é uma pergunta demasiadamente extensa e complexa.
Tenha o cuidado de não utilizar palavras que possam influenciar a resposta do entrevistado. Por exemplo, "Em uma escala de 0 a 10, qual nota darias ao sabor de chiclete de omelete?" é melhor que "Até que ponto lhe desagradaria, de 1 a 10, o sabor de um chiclete de omelete?"
E, por último, seja consistente. Se, por exemplo, fizer uma pergunta sobre a Renault, deve fazer a pergunta sobre a Citroen da mesma forma.
Lembra-te:
- Utilize uma linguagem clara, que possa ser entendida por qualquer pessoa.
- Evite fazer perguntas íntimas.
- Seja breve.
- Siga uma ordem lógica.
Dentro da categoria das perguntas fechados há vários tipos, por exemplo:
Perguntas dicotômicas
. São aquelas que têm unicamente duas respostas possíveis: "Sim" ou "Não" e permitem identificar claramente a opinião do entrevistado sobre certo tema.
Perguntas de múltiplas respostas
. Oferecem uma série de opções ao entrevistado. Permitem identificar preferências, níveis de consum, usos e atividades. Por exemplo: Qual a marca de refrigerante que consomes? 1) Coca-cola 2) Pepsi 3) Fanta 4) Sprite
Perguntas ponderativas
. São aquelas nas quais o entrevistado emite um juízo de valor e servem para determinar tendências. Por exemplo: Como qualificas a qualidade do produto X? 1) Excelente 2) Muito boa 3) Boa 4) Regular 5) Má
Perguntas filtro
. As perguntas filtro são aquelas que são feitas previamente a outra pergunta, com a finalidade de eliminar entrevistados que não são afetados por esta. Por exemplo, se estás a realizar um inquérito de clima laboral entre os seus colaboradores, pode ser que te interesse introduzir uma série de perguntas específicas para cada departamento, para o que colocaremos a seguinte pergunta filtro "A qual dos departamentos a seguir pertences?" E, em função da resposta do entrevistado a esta pergunta, a pergunta seguinte será uma relativa ao departamento específico ao qual ele pertença.
As perguntas abertas (aquelas nas quais o entrevistado expressa livremente a sua opinião) são boas para captar matizes, porém são mais difíceis de analisar.