O mais importante na hora de formular uma pergunta é saber qual informação se quer obter. Muitos entrevistadores descobrem que é muito útil escrever em primeiro lugar qual é a informação que desejam obter, antes de decidir como redigir as perguntas.
Em geral, uma pergunta deve ser formulada da forma mais simples e clara possível. Trata-se de fazer perguntas o mais concisas possível e que todos entendam da mesma forma.
Por exemplo, uma pergunta como "Se as eleições gerais fossem hoje, em quem você votaria?" é melhor que "Quem você elegeria?", porque esta última pode ser interpretada de diferentes formas (quem lhe agrada mais, por exemplo). Da mesma forma "Assumindo a hipótese de que as eleições gerais ocorressem hoje, a quem você outorgaria seu voto?" é uma pergunta demasiadamente extensa e complexa.
Tenha o cuidado de não utilizar palavras que possam influenciar a resposta do entrevistado. Por exemplo, "Em uma escala de 0 a 10, qual nota você daria ao sabor de chiclete de omelete?" é melhor que "Até que ponto lhe desagradaria, de 1 a 10, o sabor de um chiclete de omelete?"
E, por último, seja consistente. Se, por exemplo, você faz uma pergunta sobre a Renault, deve fazer a pergunta sobre a Citroen da mesma forma.
Lembre-se:
- Utilize uma linguagem clara, que possa ser entendida por qualquer pessoa.
- Evite fazer perguntas íntimas.
- Seja breve.
- Siga uma ordem lógica.
Dentro da categoria das perguntas fechadas há vários tipos, por exemplo:
Perguntas dicotômicas
. São aquelas que têm unicamente duas respostas possíveis: "Sim" ou "Não" e permitem identificar claramente a opinião do entrevistado sobre certo tema.
Perguntas de múltiplas respostas
. Oferecem uma série de opções ao entrevistado. Permitem identificar preferências, níveis de consumo, usos e atividades. Por exemplo: Qual a marca de refrigerante que você consome? 1) Coca-cola 2) Pepsi 3) Fanta 4) Sprite
Perguntas ponderativas
. São aquelas nas quais o entrevistado emite um juízo de valor e servem para determinar tendências. Por exemplo: Como você qualifica a qualidade do produto X? 1) Excelente 2) Muito boa 3) Boa 4) Regular 5) Má
Perguntas filtro
. As perguntas filtro são aquelas que são feitas previamente a outra pergunta, com a finalidade de eliminar entrevistados que não são afetados por esta. Por exemplo, se você está realizando uma pesquisa de clima laboral entre os seus funcionários, pode ser que te interesse introduzir uma série de perguntas específicas para cada departamento, para o que colocaremos a seguinte pergunta filtro "A qual dos departamentos a seguir você pertence?" E, em função da resposta do entrevistado a esta pergunta, a pergunta seguinte será uma relativa ao departamento específico ao qual ele pertença.
As perguntas abertas (aquelas nas quais o entrevistado expressa livremente a sua opinião) são boas para captar matizes, porém são mais difíceis de analisar.